quarta-feira, julho 12, 2006

Vivendo a sabedoria...

Esta é a mensagem de domingo

Provérbios 9:10a "O temor do Senhor é o princípio sabedoria ".

Mais do que nunca o povo de Deus necessita de entendimento. As atuais dificuldades que desafiam a igreja (nós) são tremendas. A igreja precisa voltar a influenciar o mundo e não vive versa. Claro isto só ocorrerá com uma igreja cheia do Espírito Santo. Porém creio que entendimento e sabedoria também são fatores fundamentais. A Bíblia diz:" ... Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento ..." (Isaias 5:13).

Creio que precisamos aprender aplicar a palavra de Deus em nossas vidas. Novamente não podemos negligenciar a importância da atuação do Espírito de Deus em nosso ser: I Coríntios 2:9-16 " Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo".

O que me leva a afirmar com ousadia: As coisas espirituais só se discernem espiritualmente. De modo que a sabedoria proveniente de Deus é diferente da sabedoria que podemos obter atravós do estudo ou da "esperteza" humana. Tiago 3:17 nos revela: " Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia ".

Esta sabedoria baseada na palavra de Deus e proveniente do Espírito de Deus resultante da obediência é descrita por Jesus Cristo da seguinte maneira: " Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda ".

A bíblia nos ensina algumas das fontes do verdadeiro entendimento:

  1. O entendimento nos é dado por Deus ( Lucas 24:45; Jô 32:8).
  2. O entendimento vem da palavra de Deus ( Salmo 119:130).
  3. O entendimento é achado no santuário (Salmo 73:17).
  4. Entendimento vem através dos pastores (Jeremias 3:15).

O verdadeiro entendimento/sabedoria, vai além das aparências. Ele atravessa até a eternidade. As verdades de Deus são até para depois da morte. Esta é a verdadeira sabedoria. Sabedoria eterna. O nosso desafio é aprender aplicá-la em nossas vidas e em nosso dia a dia. O evangelho é a sabedoria de Deus precisando ser pregada nos dias de hoje como nunca foi. Você aceita este desafio?



free hit counter

Nenhum comentário: