sábado, julho 08, 2006

Sábado sem família

Mais um final de semana... Este no entanto é diferente. Apesar de ter viajado um tanto quanto. Fui para Inácio Martins e Paranaguá durante a semana, estou bem descansado. Como não precisei pregar em nenhuma das nossas congregações [visitamos a de Santa Felicidade em Curitiba (sexta-feira), a da cidade de Paranaguá (quinta-feira), a da cidade de Colombo (quarta-feira), a da cidade de Inácio Martins (terça-feira) o que me custou uns 500 reais entre combustível e comida] descobri o quanto o peso da responsabilidade me exaure fisicamente. Em todos estes lugares o novo diretor de evangelismo e missões de nossa igreja nacional (do Brasil inteiro) pastor Baltazar, pregou nestes lugares. Este final de semana também é diferente porque minha família viajou para Uberlândia – MG. De modo que estou totalmente só em casa por uns 15 dias, o que significa que posso me concentrar totalmente nas coisas de Deus.

Esta noite novamente Deus esteve se manifestando em nossa igreja. Isto tem se tornado uma "rotina" nos últimos cultos. Tem sido maravilhoso ver como Deus está agindo em nosso meio. Parece que as coisas estão começando a se encaixar. Lembro-me do início do meu ministério. Eu era o único pastor que havia na igreja. Hoje já tenho 6 pastores pelos quais sou diretamente responsável. Tenho também meu querido presbítero Haroldo e vários obreiros. O pastor Josemir está para abrir uma igreja em uma cidade vizinha chamada Campo Largo. Tudo indica que será em breve. Vários irmãos da igreja estão finalmente conseguindo impactar seus parentes com o poder do evangelho de Jesus Cristo, além disto várias outras pessoas estão começando a entrar na área de influência de nossa igreja. Ainda hoje veio um casal que é evangélico de outra igreja. A senhora disse que nunca tinha ouvido falar a respeito do que preguei esta noite. Ambos estavam bastante tocados pela maneira como Deus dirigiu o culto nesta noite. Tudo indica que em questão de meses estarei abrindo mais duas ou três congregações. Como disse Deus está aprovando o trabalho de nossas mãos. Aleluia!!

A mensagem desta noite está baseada em Ezequiel 47: 1-12:

Depois disso me fez voltar à entrada do templo; e eis que saíam umas águas por debaixo do limiar do templo, para o oriente; pois a frente do templo dava para o oriente; e as águas desciam pelo lado meridional do templo ao sul do altar. Então me levou para fora pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora até a porta exterior, pelo caminho da porta oriental; e eis que corriam umas águas pelo lado meridional. Saindo o homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir, mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. De novo mediu mil, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos. Ainda mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar; pois as águas tinham crescido, águas para nelas nadar, um rio pelo qual não se podia passar a vau. E me perguntou: Viste, filho do homem? Então me levou, e me fez voltar à margem do rio. Tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia árvores em grande número, de uma e de outra banda. Então me disse: Estas águas saem para a região oriental e, descendo pela Arabá, entrarão no Mar Morto, e ao entrarem nas águas salgadas, estas se tornarão saudáveis. E por onde quer que entrar o rio viverá todo ser vivente que vive em enxames, e haverá muitíssimo peixe; porque lá chegarão estas águas, para que as águas do mar se tornem doces, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio. Os pescadores estarão junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim, haverá lugar para estender as redes; o seu peixe será, segundo a sua espécie, como o peixe do Mar Grande, em multidão excessiva. Mas os seus charcos e os seus pântanos não sararão; serão deixados para sal. E junto do rio, à sua margem, de uma e de outra banda, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer. Não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto. Nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário. O seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio.

Podemos ver em João 7:38 e 39 a interpretação que Jesus Cristo dá desta passagem. Lá nosso Senhor fala de rios de água viva que iriam fluir de nós. Em I Coríntios 3:16 e 17 o apóstolo Paulo fala com toda clareza que somos o TEMPLO do Espírito de Deus. Analisando estas passagens vemos o que Deus planeja fazer com cada um de seus servos, já que a promessa da efusão do Espírito é para todos eles (Atos 2:39). Muitos dos cristãos tiveram a experiência da água nos tornozelos, porém Deus quer muito mais. É claro que o avançar para águas profundas é algo gradual, porém, o segredo é seguir o fluir do Espírito Santo e não sair da "água".

Alguns pontos a respeito desta mensagem:

  • A Água nos tornozelos é o mínimo de Deus. Não estacione nesta posição. Charles Spurgeon disse: "...alguns cristãos navegam com os seus barcos em águas espirituais tão baixas que a quilha raspa no fundo durante todo o trajeto para o céu, em vez de serem conduzidos por uma maré cheia".
  • O objetivo de Deus com isto é nos dar a experiência do pentecostes. Para ver o que o Senhor Jesus tem a dizer a respeito de "pentecoste" veja por gentileza o que diz João 14:12-17 : Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai; e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre, a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
  • Deus nos leva gradualmente a águas mais profundas, pois o crescimento e maturidade espirituais levam tempo.
  • Este rio é um rio de vida. Há constante frescura porque não há água parada.
  • Este é um rio de poder, pois nos capacita realizar coisas impossíveis. Zacarias 4:6 "... não por força nem por violência, mas elo meu Espírito, diz o Senhor os Exércitos".
  • A água é o nosso elemento. Muitos cristãos passam por um constante "deserto", são verdadeiros peixes fora d'água. Devemos permanecer no rio do Espírito, deixando que ele nos leve.
  • Nenhum de nós poderá ser vitorioso se estivermos fora da influência deste "rio". Não há vida cristã de sucesso fora deste rio do Espírito.


free hit counter

Nenhum comentário: