quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Abrindo A Bíblia

Toda a terça-feira "Abrimos a Bíblia" para estudarmos a Palavra de Deus. Nesta terça iniciamos o estudo da Epístola de Paulo aos Colossenses. Segue-se a parte do primeiro capítulo que estudamos hoje (Colossenses 1: 1-23), seguida de flashes dos principais destaques do estudo bíblico.
COLOSSENSES 1
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,
2 aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai.
3 Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós,
4 desde que ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes a todos os santos,
5 por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,
Jeremias 17:7 - "Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor".
Colossenses 1:27 - "a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória".
I Pedro 1:3,4 - "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós".
Resumo: A esperânça do cristão é baseada em Deus (não na nossa capacidade), no fato de termos o Espírito Santo (Cristo) em nós e (o penhor do Espírito), na ressureição de Jesus Cristo (Se ele venceu a morte, nós através dele também a venceremos). Dentre outras coisas estas são as garantias de que havemos de herdar de Deus a vida eterna.
6 que já chegou a vós, como também está em todo o mundo, frutificando e crescendo, assim como entre vós desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade,
7 segundo aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que por nós é fiel ministro de Cristo.
8 O qual também nos declarou o vosso amor no Espírito.
9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;
Aqui o apóstolo Paulo ao ver a exelência da fé e amor dos colossenses (assim como no versículo 3), se entusiasma para orar pelos seus conservos. O interessante é que ele está orando quando tudo está bem e em perfeita harmonia com a vontade de Deus. Isto nos ensina que devemos orar com muito empenho pelas pessoas que estão bem espiritualmente. Não devemos esperar para interceder quando as coisas estão indo mal. Talvez o momento apropriado para a oração seja quando tudo está bem, para que quando as coisas estejam difíceis, não venhamos perder tempo com orações desesperadas, mas sim possamos agir pois já temos a direção e unção de Deus necessárias para estes momentos de necessidade.
10 para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus,
11 corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo;
12 dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz,
13 e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;
14 em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados;
15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Aqui a Bíblia fala claramente que Jesus é criação de Deus. Isto não é uma má interpretação do texto pois a Bíblia volta afirmar em outro texto que Jesus Cristo é criação. Leia Apocalípse 3:14 - "Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus". Estes versículos são inexplicáveis ou no mínimo difíceis de "engolir" para quem crê na doutrina da trindade. Pois tais pessoas crêem na eterna pré-existência de "Deus Filho" (termo que sequer é encontrado nas Sagradas Escrituras). Só que estes textos falam que ele FOI criado. Se ele foi criado, isto não fala de eternidade, mas sim de um início em determinado tempo. Para tornar a explanação mais curta, afirmo que Jesus Cristo somente existia nos planos de Deus. ele só veio de fato existir quando a profecia de Salmos 2:7 que diz: ...tu és meu Filho; eu hoje te gerei" se cumpriu no ventre de Maria. Para confirmar o fato de que Jesus Cristo homem era realidade apenas nos planos de Deus cito Apocalípse 13:8 - "E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo". Oras, todos sabem que Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus foi morto a quase 2000 anos atrás e não na fundação do mundo. Porém nos planos de Deus isto ja era realidade. Veja o que Romanos 4:7 afirma:"(como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem". Isto porque nenhum dos propósitos de Deus pode ser impedido como diz Jó 42:2 - "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido". Em resumo digo que o homem gerado no ventre de Maria não era pré-existente desde a eternidade como "Deus Filho". Ele porém existiu nos planos de Deus. Aliás antes de qualquer criatura ser chamada à existência, Deus criou em seus planos um tabernáculo (traduzido por habitação em S. João 1:14 {literalmente tabernaculou entre nós}), no qual habitaria com sua plenitude (Colossenses 2:9 - "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade") e viveria entre nós. Isto explica a origem da natureza humana e divina de Jesus Cristo, que era o homem perfeito e perfeitamente Deus. O Emanuel, Deus conosco. Se o homem Jesus Cristo era apenas um plano na mente de Deus, estes versículos se enquadram perfeitamente no contexto bíblico. Por outro lado não há nada dentro da Bíblia que venha impedir que Jesus Cristo fosse Deus feito carne (encarnado). Para maiores detalhes deste assunto entre em contrato através de meu email: prgersonalvear@gmail.com .
16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.
17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;
18 também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
19 porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude,
20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.
21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más,
I Pedro 2: 9, 10 - "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado".
Das trevas para a luz. De inimigos para reis e sacerdotes. De segregados à geração eleita. Quão grandes coisas Deus fez por nós!
22 agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis,
Se ele fez tanto por nós, seu amor deveria nos contranger a andarmos dignos de nossa vocação na presença de nosso Deus ( veja versículo 10)
23 se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.
Desculpe os possíveis erros de português, Deus te abençoe. Sinta liberdade em me escrever para comentar ou enviar seu pedido de oração.

free hit counter

Nenhum comentário: